CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO






































O PRÊMIO

Em sua 13º. Edição, o Prêmio Hugo Werneck se tornou uma referência nacional, de Minas para o mundo, como o “Oscar da Ecologia” brasileira. Acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas, e um total de 152 vencedores e homenageados até hoje. Parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, a premiação visa reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases, e ações. Bem como destacar as empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições, políticos e personalidades que mais se dedicam à causa hoje universal em defesa do planeta e de sua humanidade, vide a realidade das mudanças climáticas.

Idealizada pela Revista Ecológico, o prêmio Hugo Werneck conta com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados IGAM, IEF e FEAM. E, a nível nacional, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Tem a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral. A parceria da Rede Globo. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza. O apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). E o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica, dentre outros parceiros estratégicos.

HUGO WERNECK

O “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza” foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008). Um dos precursores da consciência ecológica na América Latina – ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce. Dr. Hugo acreditava que só o amor, a informação e a educação ambiental podem mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente e à natureza que nos resta.

TEMA 2022

De Inhotim, que já foi uma mineração e é hoje o maior museu e jardim botânico à céu aberto do planeta, à Serra do Espinhaço, eleita pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, graças à riqueza e beleza da sua biodiversidade ameaçada. É este o tema inspirador do XIII Prêmio Hugo Werneck, a maior distinção ambiental do Brasil, que este ano também irá homenagear a icônica figura da estátua do Juquinha, eternizada nos campos de altitude do Parque Nacional da Serra do Cipó, dividindo as bacias hidrográficas do Velho Chico e o Rio Doce. É ali, no ermo dos Gerais descritas por Guimarães Rosa, que o andarilho Juquinha colhia e distribuía flores de mudas de plantas aos passantes em troca de comida para sobreviver. Como não cansava de dizer Hugo Werneck, nem tudo está perdido. Apesar do recado climático e a dor do desmatamento suicida em toda a face da Terra, “No final, a sustentabilidade, a beleza e o amor à natureza vencerão!”

POR QUE BIODIVERSIDADE?

Porque nunca na história recente da humanidade, o ser humano destruiu tanto a natureza como agora, fruto do equívoco de um desenvolvimento ainda insustentável. E por isso mesmo, também se vê ameaçado, cada dia mais, ao destruir suas florestas e nascentes d´água que lhe dão sustento. Exemplo maior desta realidade são as ondas de calor jamais vistas. Bem como a morte dos rios e lagoas que formam o ecossistema do Pantanal, a maior e mais ameaçada planície alagada do planeta. De toda a biodiversidade terrestre, enfim, que tenta se proteger da nossa ignorância. E assim, nos proteger também. Nos dar a vida. Naturalmente.

METODOLOGIA

As inscrições e indicações são recebidas pelo Comitê Executivo e encaminhadas à Comissão Julgadora, que analisa e avalia as iniciativas, projetos, programas e ações concorrentes ao prêmio, podendo também direcioná-los para outras categorias. Ela é composta por membros da Academia Ambiental – grupo formado por ambientalistas e personalidades com atuação em órgãos públicos ambientais e entidades educacionais independentes, bem como por integrantes dos Conselhos Editorial e Consultivo da Revista Ecológico. A Comissão Julgadora também é responsável pela conferência das notas de avaliação e legitimação do vencedor em cada categoria.


CALENDÁRIO

  • Inscrições e indicações: 23/09/2022 a 08/11/2022
  • Solenidade de premiação: 28 de fevereiro de 2023. LOCAL: Centro de Convenções da Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH (CDL - BH).

COBERTURA

A solenidade de entrega do XII Prêmio Hugo Werneck contará com cobertura jornalística dos veículos:

  • Revista Ecológico, por meio de uma edição especial com reportagem completa sobre a premiação e seus vencedores;
  • Portal Sou Ecológico;
  • Mídia espontânea;
  • Redes sociais;

CATEGORIAS

  • Melhor Exemplo em Biodiversidade (Água, Ar, Flora ou Fauna)
  • Melhor Exemplo em Educação Ambiental
  • Melhor Executivo em Meio Ambiente
  • Melhor Executivo de Amor a Natureza
  • Melhor Anúncio Publicitário
  • Destaque Municipal
  • Destaque Estadual
  • Destaque Nacional
  • Destaque Internacional
  • Melhor Político
  • Melhor Empresário
  • Melhor Empresa
  • Melhor Exemplo de ESG
  • Homenagem Especial
  • Personalidade do Ano


Específicas para as empresas patrocinadoras

  • Melhor Parceiro Sustentável
  • Melhor Projeto de Parceiro Sustentável
  • Melhor Projeto de Educação Ambiental

COMO PARTICIPAR

As inscrições e/ou indicações para o XIII Prêmio Hugo Werneck devem ser feitas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário digital disponível no site www.premiohugowerneck.com.br, bem como atender aos requisitos do regulamento.

NOVAS CATEGORIAS

Conforme permite o regulamento, haverá a criação de duas novas categorias: “Melhor Anúncio Ambiental”, para o meio publicitário. E como contraponto jornalístico, o “Pior Exemplo” de desamor à natureza, em aberto.

ALÉM DA BIO

A temática proposta este ano, “A Biodiversidade protejida” – a exemplo das 12 premiações já ocorridas, não significa nem obriga que as inscrições e indicações de projetos, ações, personalidades, etc., versem tão somente sobre desmatamento e reflorestamento da natureza. Trata-se apenas de uma reflexão filosófica e artística que a Revista Ecológico reinventa e promove à cada nova edição do prêmio. O objetivo, em paralelo é atualizar o público sobre a questão ambiental emergente das mudanças climáticas e do desmatamento. E aumentar a consciência e esperança em nós mesmos, em prol de um mundo melhor. Como Hugo pregava, a humanidade deveria proteger ao máximo, as áreas verdes que ainda existem, na forma de parques e reservas naturais. Para quando houver consciência ecológica e juízo, poder devolver ao planeta, a biodiversidade que ele já teve e corre o risco de se extinguir.

ACESSE O REGULAMENTO


FUNDAMENTOS

“O mundo será diferente quando conseguirmos sensibilizar as pessoas.” Para Hugo Werneck, o ser humano somente sente necessidade de cuidar daquilo que lhe é caro. E o contato com a natureza permite isso, seja por meio de uma flor, árvore, rio ou um pássaro. Além disso, nos dias atuais, inovar é tão necessário quanto preservar e cuidar do meio ambiente que vivemos e nos permite viver.

Para que possamos abraçar a economia verde, o agronegócio sustentável e diminuir a fome e a pobreza no planeta, Hugo Werneck aconselhava três fundamentos, que hoje ainda continuam atuais à aurora do pensamento ecológico: conhecer, gostar e cuidar. São eles que orientam o Prêmio Hugo Werneck no reconhecimento dos melhores exemplos em sustentabilidade e amorosidade ao planeta e ao ser humano. E nos reaproximam da natureza, bem como lutar contra o desenvolvimento econômico tradicional ainda divorciado do processo natural na vida:

1. CONHECER
Temos de conhecer, de maneira científica e vivencial, os mecanismos de funcionamento e autoperpetuação da natureza.

2. GOSTAR
Somente este contato é capaz de nos fazer gostar do meio ambiente que nos dá vida e protege.

3. CUIDAR
E cuidar dela, por extensão de todos os seres vivos, é o melhor que podemos fazer e ser exemplo. São estes os critérios gerais de avaliação para concorrer à maior premiação ambiental do Brasil. Cabe somente às grandes empresas patrocinadoras, que já têm o DNA da sustentabilidade em suas operações - o que já as credenciam como parceiras da premiação - a exigência destes dois critérios a mais de julgamento para as categorias de “Melhor Parceiro Sustentável” e “Melhor Projeto de Parceiro Sustentável”.

4.INOVAR
Demonstrarem de maneira criativa, como elas se reinventam em tecnologia, seja em produto, ferramenta ou processo de gestão.

5.AMAR
Apresentarem alguma atividade, decisão ou resultado amigável com a natureza que, por livre e espontânea vontade, esteja além do cumprimento da legislação ambiental. O objetivo maior desta diferenciação (duas premiações em um só prêmio) é tornar o conjunto do Prêmio Hugo Werneck mais justo e democrático, fazendo que as grandes empresas apoiadoras concorram entre si. E não com projetos de menor escala, inscritos ou indicados por ONGs, prefeituras, instituições, prefeituras, comunidades e cidadãos comuns. Participe! Inscreva ou faça sua indicação

-->

IMPRENSA