Critérios de avaliação
“Nós somente gostamos daquilo que conhecemos, é belo e nos encanta”, dizia Hugo. O contato com o meio natural nos faz amar o ambiente que nos permite viver. Do mesmo jeito, somente sentimos necessidade de cuidar daquilo que nos é caro. Seja uma flor, um rio, um pássaro. E nos dias atuais, nas relações sociais e mercadológicas que estamos inseridos, inovar é tão necessário quanto preservar e cuidar do meio em que vivemos e que nos permite viver.
Os três conselhos principais de Hugo para que possamos abraçar a economia verde e diminuir a fome e pobreza no planeta fundamentam o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza: conhecer, gostar e cuidar da natureza.
1 – Conhecer
Temos de conhecer, de maneira científica e vivencial, os mecanismos de funcionamento e autoperpetuação da natureza.
2 – Gostar
Somente este contato é capaz de nos fazer gostar do meio ambiente que nos dá vida e protege.
3 – Cuidar
E cuidar dela, por extensão de todos os seres vivos, é o melhor que podemos fazer e ser exemplo.
Estes são os três principais critérios de avaliação para concorrer ao Prêmio Hugo Werneck, que premia os melhores exemplos em sustentabilidade e amorosidade ao planeta e à humanidade. Com a exigência de mais dois critérios específicos – inovar e amar, na categoria “Parceiro Sustentável”, concorrem as empresas parceiras desta premiação que, de maneira criativa e espontânea, reinventam-se e vão além do cumprimento da legislação ambiental.
A avaliação dos projetos inscritos e indicados ao IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é feita a partir dos seguintes critérios:
1 – Efetividade: verificação dos resultados das ações desenvolvidas pelo postulante por meio da demonstração de memórias de cálculo, análises laboratoriais, listas de presença, programas de cursos e treinamentos, entre outros;
2 – Impactos social, cultural e ambiental: modificações positivas produzidas no meio social, cultural e ambiental sobre o qual incide o trabalho realizado, com a demonstração dos benefícios ambientais e econômicos obtidos em termos de redução de geração resíduos e/ou consumo;
3 – Potencial de difusão: demonstração de continuidade da ação por parte do (a) concorrente e da ampliação de seus resultados para outras situações ou localidades;
4 – Adesão e participação social: nível de envolvimento dos funcionários, populações atingidas, bem como por outras pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com as ações desenvolvidas pelo (a) concorrente;
5 – Originalidade: caráter inovador e original da iniciativa em julgamento;
6 – Qualidade: da apresentação / redação do projeto / case.
Conforme descrito no regulamento, as pessoas, empresas e instituições que concorrem à premiação inscreveram seus projetos por meio do envio dos documentos necessários ao Comitê Executivo do Prêmio Hugo Werneck.
Todo o material recebido para concorrer ao prêmio é avaliado e selecionado por representantes do Conselho Editorial do Grupo Ecológico, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Fundação Dom Cabral (FDC), do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).
As indicações de projetos, cases e nomes, feitas de maneira livre e democrática por cidadãos e/ou instituições são analisadas pelos membros da Academia de Ambientalistas Notáveis. Após a análise das indicações, as melhores inscrições e indicações são agrupadas e selecionadas conforme o maior número de votos obtidos. Logo depois, são criadas listas tríplices de finalistas por categoria e os votos de cada finalista são zerados, voltando à análise livre, pontual e final dos jurados, que determinarão os vencedores.
Os critérios desta premiação são os mesmos que nortearam com sucesso e credibilidade, durante nove anos, o “Prêmio Minas Ecologia”, do Caderno Estado Ecológico, do jornal Estado de Minas, em parceria com a Fiemg e a Amda. E, posteriormente, também por nove anos, o “Prêmio Brasil de Meio Ambiente”, promovido pela revista JB Ecológico, do Jornal do Brasil, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Realização
Ouro
Diamante
Master
Apoio
Apoio institucional
Produção
Prata