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“Nós somente gostamos daquilo que conhecemos, é belo e nos encanta”, dizia Hugo. O contato com o meio natural nos faz amar o ambiente que nos permite viver. Do mesmo jeito, somente sentimos necessidade de cuidar daquilo que nos é caro. Seja uma flor, um rio, um pássaro. E nos dias atuais, nas relações sociais e mercadológicas que estamos inseridos, inovar é tão necessário quanto preservar e cuidar do meio em que vivemos e que nos permite viver.

Os três conselhos principais de Hugo para que possamos abraçar a economia verde e diminuir a fome e a pobreza no planeta fundamentam o PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA: conhecer, gostar e cuidar.

 

 1 – Conhecer

Temos de conhecer, de maneira científica e vivencial, os mecanismos de funcionamento e autoperpetuação da natureza.

2 – Gostar

Somente este contato é capaz de nos fazer gostar do meio ambiente que nos dá vida e protege.

3 – Cuidar

E cuidar dela, por extensão de todos os seres vivos, é o melhor que podemos fazer e ser exemplo.

 

Esses são os três principais critérios de avaliação para concorrer ao prêmio, que reconhece os melhores exemplos em sustentabilidade e amorosidade ao planeta e à humanidade. Com a exigência de mais dois critérios específicos – "Inovar" e "Amar", na categorias “Melhor Parceiro Sustentável” e “Melhor Projeto de Parceiro Sustentável”, concorrem as empresas parceiras desta premiação que, de maneira criativa e espontânea, reinventam-se e vão além do cumprimento da legislação ambiental.

 

A avaliação dos projetos inscritos e indicados ao VI PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA também é feita a partir dos critérios a seguir:

1 – EFETIVIDADE: verificação dos resultados das ações desenvolvidas pelo postulante por meio da demonstração de memórias de cálculo, análises laboratoriais, listas de presença, programas de cursos e treinamentos, entre outros;

2 – IMPACTOS SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL: modificações positivas produzidas no meio social, cultural e ambiental sobre o qual incide o trabalho realizado, com a demonstração dos benefícios ambientais e econômicos obtidos em termos de redução de geração resíduos e/ou consumo;

3 – POTENCIAL DE DIFUSÃO: demonstração de continuidade da ação por parte do (a) concorrente e da ampliação de seus resultados para outras situações ou localidades;

4 – ADESÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: nível de envolvimento dos funcionários, populações atingidas, bem como por outras pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com as ações desenvolvidas pelo (a) concorrente;

5 – ORIGINALIDADE: caráter inovador e original da iniciativa em julgamento;

6 – QUALIDADE: da apresentação / redação do projeto / case.

Conforme descrito no regulamento, as pessoas, empresas e instituições que concorrem à premiação inscreveram seus projetos por meio do envio dos documentos necessários ao Comitê Executivo do Prêmio Hugo Werneck.

As indicações de projetos, cases e nomes, feitas de maneira livre e democrática por cidadãos e/ou instituições são analisadas pelos membros do Comitê Executivo, pela Comissão Julgadora e a Academia Ambiental. Após análise, os melhores projetos e indicações são agrupados e selecionados conforme o maior número de votos obtidos.

Os vencedores de cada categoria serão anunciados em solenidade a ser realizada em novembro de 2015.

Os critérios desta premiação são os mesmos que nortearam com sucesso e credibilidade, durante nove anos, o “Prêmio Minas Ecologia”, do Caderno Estado Ecológico, do jornal Estado de Minas, em parceria com a Fiemg e a Amda. E, posteriormente, o “Prêmio Brasil de Meio Ambiente”, promovido pela revista JB Ecológico, do Jornal do Brasil, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Critérios de avaliação